Quem Somos

Somos uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que se dedica à defesa e promoção dos direitos humanos. Temos sede na cidade do Porto (Portugal) e âmbito de ação nacional e internacional, neste último caso mediante o estabelecimento de parcerias. Agrupamos juristas, trabalhadores sociais, profissionais da comunicação e outros voluntários, que se disponibilizam para trabalhar pela causa dos direitos humanos

A nossa história

A nossa história começa com um compromisso: defender os Direitos Humanos. É um projeto colaborativo fundado em 2008, inicialmente como uma parceria interassociativa impulsionada pelo Movimento Humanista, mas formalmente constituído como Associação em 2018. O ODH surgiu da vontade de um grupo de pessoas de defender os Direitos Humanos, perante as injustiças sociais, a violência e a discriminação, existentes na sociedade portuguesa. Ao longo dos anos, crescemos enquanto organização independente e apartidária, recolhendo denúncias de violações de direitos fundamentais e elaborando e difundindo relatórios para cada caso, bem como promovendo a realização de conferências, debates e workshops de promoção dos direitos humanos. Trabalhamos em todo o território nacional com uma rede de voluntários e temos também parceiros internacionais com o intuito de promover a defesa de direitos humanos. Cada passo que damos é guiado pela convicção de que os direitos humanos são universais, inalienáveis e devem ser respeitados por todos e para todos. Juntos, pretendemos construir um mundo mais livre, mais justo e, em síntese, mais humanista.

O que Fazemos

Denunciamos violação de Direitos Humanos;
Educamos para os Direitos Humanos;
Sensibilizamos a comunidade em geral para o cumprimento dos Direitos Humanos;
Apoiamos entidades sem fins lucrativos na defesa de Direitos Humanos
Recebemos denuncias de violação de Direitos Humanos e procuramos respostas das entidades públicas responsáveis
Desenvolvemos forúns, conferências e formações na área de Direitos Humanos.

Missão

Contribuir para a vigência plena e efetiva dos direitos humanos na sociedade portuguesa e no mundo, mediante a denúncia das suas violações, a apresentação de propostas de políticas públicas, a promoção da responsabilidade social e ambiental das empresas e a educação para os direitos humanos em geral.

Visão

O ODH aspira a uma sociedade mais livre, justa, informada e solidária, onde os direitos humanos sejam plenamente compreendidos, respeitados e integrados nas decisões políticas, nas práticas institucionais e na vida quotidiana dos cidadãos.

ODH – Observatório dos Direitos Humanos

Redes Sociais

Scroll to Top